Serviço Europeu para a Ação Externa: 'A Gaiola à Procura do Pássaro'

The European Service for External Action: 'The Cage looking for a Bird'

Autores

  • Hugo Sobral Representante Permanente de Portugal na União Europeia

Palavras-chave:

União Europeia, Ação Externa, Tratado Constitucional

Resumo

Uma das principais inovações do Tratado Constitucional, assinada em Roma no passado dia 29 de Outubro de 2004, foi a criação de um Serviço Europeu para a Acão Externa — SEAE2 — na dependência do Ministro dos Negócios Estrangeiros da União, cuja criação representa também um grande salto qualitativo no supracitado texto. Estas entidades correspondem, de resto, a algumas das recomendações formuladas pelo Grupo de Trabalho VII da Convenção, que tratou precisamente a "Acão Externa da União". Aquando do início das discussões dos "convencionais" sobre o futuro da Europa, ficou claro que era necessário refletir sobre a dimensão externa da União e sobre o seu papel no sistema internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Hugo Sobral, Representante Permanente de Portugal na União Europeia

Licenciado em Relações Internacionais — Ramo Culturais e Políticas — pela Universidade do Minho. Ingressou na carreira diplomática em 1999. Encontra-se atualmente a exercer funções na Repre­sentação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Sobral, H. (2005). Serviço Europeu para a Ação Externa: ’A Gaiola à Procura do Pássaro’: The European Service for External Action: ’The Cage looking for a Bird’. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 169–176. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/422