A Segurança Internacional também fala Português

International Security also speaks Portuguese

Autores

  • José António Palmeira Professor Auxiliar da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Segurança Internacional, Portugal, Geopolítica da Segurança, Nações Unidas

Resumo

A reforma das Nações Unidas está na ordem do dia. Sessenta anos depois da sua criação, a organização discute a sua adaptação a um sistema internacional que, entretanto, evoluiu. Um dos órgãos mais sensíveis a alterações é o Conselho de Segurança (CS), dado o caráter vinculativo das suas decisões. Em causa está a sua adequação ao novo sistema geopolítico mundial, onde novos atores emergiram e aspiram a um maior protagonismo. A pesar de estar em causa um eventual reordenamento do sistema mundial, a verdade é que esta problemática tem sido pouco, ou nada, debatida em Portugal, como se para o País fosse indiferente a futura configuração daquele órgão. Não comungamos desse ponto de vista. Achamos que Portugal também tem interesses no jogo, direta ou indiretamente. Daí que nos pareça pertinente responder à questão: Qual será a recomposição do CS que melhor serve os interesses de Portugal? Recorremos, para o efeito, a uma metodologia de análise geopolítica, partindo do que está definido no conceito estratégico nacional e daquela que tem sido a orientação tradicional da política externa portuguesa, em matéria de segurança e defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José António Palmeira, Professor Auxiliar da Universidade do Minho

José Palmeira é Professor do Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Integra a direção da Seção de Estudos Europeus da Associação Portuguesa de Ciência Política. Desempenhou, entre outros, os cargos de presidente do Conselho de Cursos de Ciências Económicas, Empresariais e Políticas e de diretor da Seção de Ciência Política e Relações Internacionais, além de ter dirigido as licenciaturas e mestrados em Relações Internacionais e em Ciência Política. Foi também diretor do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais.

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Palmeira, J. A. (2005). A Segurança Internacional também fala Português: International Security also speaks Portuguese. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 117–127. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/419