A Segurança Humana em Debate

Human Security in Debate

Autores

  • Ana Paula Brandão Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Segurança, Segurança Humanas, Políticas de Segurança, Relações Internacionais

Resumo

A “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ana Paula Brandão, Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Ana Paula Brandão é doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão e investigadora do CICP, da Universidade do Minho. Desempenhou diversos cargos de direccção de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo presentemente Directora do Mestrado em Ciência Política. Os interesses de investigação, as publicações e comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos Europeus (PESC/PCSD, segurança interna da UE, security actorness, sistema político da UE).

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Brandão, A. P. (2005). A Segurança Humana em Debate: Human Security in Debate. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 105–116. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418