A Segurança Humana em Debate

Human Security in Debate

Autores

  • Ana Paula Brandão Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Segurança, Segurança Humanas, Políticas de Segurança, Relações Internacionais

Resumo

A “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.

Downloads

Biografia Autor

Ana Paula Brandão, Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Ana Paula Brandão é doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão e investigadora do CICP, da Universidade do Minho. Desempenhou diversos cargos de direccção de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo presentemente Directora do Mestrado em Ciência Política. Os interesses de investigação, as publicações e comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos Europeus (PESC/PCSD, segurança interna da UE, security actorness, sistema político da UE).

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Brandão, A. P. (2005). A Segurança Humana em Debate: Human Security in Debate. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 105–116. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418