O que correu mal no Médio Oriente?

What went wrong in the Middle East?

Autores

  • Maria do Céu Pinto Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Médio Oriente, Islamismo, Percepções

Resumo

Este trabalho procura refletir sobre as teorias e factos que explicam a situação de declínio do mundo árabe e a forma como, para o cidadão comum, a sua cultura veio a ser associada a fenómenos de violência e de extremismo. De forma involuntária, a região está conotada, no imaginário popular, com certas características pejorativas: fundamentalismo religioso, intolerância das minorias, autoritarismo político, opressão das mulheres e terrorismo. Para quem conhece a história do mundo árabe, o que mais impressiona é o facto de, no espaço de alguns séculos, o mundo árabe ter perdido a sua posição de farol da civilização e de vanguarda do conhecimento. Na Idade Moderna, ele foi resvalando paulatiamente para um estaturo de atraso e de estagnação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria do Céu Pinto, Professora Auxiliar da Universidade do Minho

Maria do Céu Pinto Arena, licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (1990), tem o Mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1994) e o Doutoramento pela Universidade de Durham, Centre for Middle Eastern and Islamic studies, Faculty of Social Sciences (1997). As suas áreas de especialização são Estudos do Médio Oriente e Islâmicos e Organizações Internacionais, com foco nas Nações Unidas (ONU) e atividades de manutenção de paz em geral, incluindo da ONU e outras organizações regionais.

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Pinto, M. do C. (2005). O que correu mal no Médio Oriente? What went wrong in the Middle East?. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 93–104. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/417