Portugal e os Poderes Políticos Europeus (1143-1974)

Portugal and the European Political Powers (1143-1974)

Autores

  • Manuel Gonçalves Martins Professor Catedrático da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Portugal, Poderes Políticos Europeus, União Europeia

Resumo

Existem inúmeros estudos sobre o relacionamento de Portugal com outros Estados, Recordar, entre outros, os tratados sobre a "Comunidade Afro-Atlântica" e o "Universalismo Português". Estas e outras opiniões sobre o assunto, permaneceram ligadas aos pareceres sobre a especificidade do caráter português e o papel de Portugal no Projeto EUropeu. Algumas análises sobre as raízes europeias de Portugal e o relacionamento de Portugal com os Estados europeus, apresentaram essas raízes e esse relacionamento como sendo uma fatalidade histórica, alicerçada em características (geográficas, humanas e históricas) existentes em Portugal. Por isso, o parecer sobre a resistência histórica de Portugal à Europa coexistiu com a opinião sobre o destino europeu dos portugueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Manuel Gonçalves Martins, Professor Catedrático da Universidade do Minho

Possui o Curso Teológico pela Ordem dos Padres Capuchinhos, Licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto Católico de Paris, Doutoramento de terceiro ciclo em Sociologia pela Universidade de Paris, Doutoramento em Relações lnternacionais pela Universidade do Minho e Agregação em Politica Internacional pela Universidade do Minho.

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Martins, M. G. (2005). Portugal e os Poderes Políticos Europeus (1143-1974): Portugal and the European Political Powers (1143-1974). Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 81–92. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/416