A Moralidade da Distância e da Guerra sem Risco
The Morality of Distance and Risk-Free War
DOI:
https://doi.org/10.21814/perspectivas.48Palavras-chave:
Remote Air War, Unmanned Aircraft Systems, Drones, MoralityResumo
A condução da Guerra de acordo com princípios éticos, não só é moralmente correta mas revela a humanidade da sociedade moderna. Ao confrontarmos a introdução de uma nova tecnologia no espaço de batalha com os princípios éticos e legais universalmente aceites, estamos a garantir os padrões morais das futuras gerações. A possibilidade de conduzir uma Guerra virtuosa, porque cirúrgica, consciente e escrupulosa, contrasta com o argumento de que se trata de uma Guerra virtual em que as imagens de vídeo reduzem o conflito a um distante jogo de consola. Uma das maiores críticas apontadas aos sistemas aéreos não tripulados, quando comparados com a alternativa viável, a tripulada, é de que infligem danos desproporcionados e desnecessários, nomeadamente em civis, em resultado do afastamento físico e da eventual desconexão emocional dos seus operadores. O estabelecimento de uma relação causal entre o distanciamento do combatente do ato de matar corpo a corpo, e a probabilidade de aumentar a eclosão da Guerra é difícil de determinar. Todavia, caso essa relação exista, então ela será sublimada pelo emprego de drones de combate, obrigando a uma diluição da perceção tradicional de combate. Importa por isso verificar se o aumento da distância poderá ser associado com a abstração ou indiferença à morte. E numa era em que a Guerra Aérea Remota se ameça transformar num instrumento de morte à escala industrial, será importante debruçar-mo-nos sobre os efeitos morais de tal emprego generalizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Authors must be sure that they have permission to reproduce copyright material, prior to submitting their articles to this Journal.
Authors must secure permission if they have permission to reproduce figures, tables, or any extract from the text of another source. This applies to direct reproduction as well as to any derivative reproduction.
In assigning copyright, authors retain their right to use their own material elsewhere, provided that the Journal is acknowledged as the original place of publication, and the Editorial Team is notified in writing in advance.
Further information on copyright policy please contact info@perspectivasjournal.com